Os dispositivos eletrônicos que levam uma bateria em seu sistema de alimentação são quase todos, e eles participam em todas as atividades do nosso dia a dia praticamente, começando pelo smartphone, indispensável em nossas vidas hoje. Mas a convivência com a bateria pode ser um tanto quanto difícil, e para não passar chateações com a falta de carga frequente por um mal uso da bateria, trouxemos hoje algumas dicas para manter a sua vida útil em dia.
É importante aos mais jovens aprender a cuidar e mais ainda aos veteranos, pois os cuidados com as baterias de hoje são completamente diferentes das praticas do passado recente, podemos até dizer que contrários. Então vamos prestar bastante atenção.
NÃO DEIXE A BATERIA DESCARREGAR A MENOS DE 10%
A primeira e mais importante lição. Muita gente acha que o hábito de carregar a bateria do smartphone muitas vezes ao dia prejudica o desempenho do aparelho. Saiba que é exatamente o contrário: o ideal é carregar o aparelho sempre que a carga diminuir 10%.
Pois sempre que a bateria chega próxima do descarregamento completo ela fecha o que chamamos de ciclo, e destrói fisicamente uma pequena parte interna de sua estrutura. E ao longo do tempo, com a repetição desse processo, ela perde sua capacidade de segurar a carga.
Muitos ainda acreditam que carregar toda hora o dispositivo pode prejudicar sua vida útil, afinal as baterias antigamente funcionavam assim, por exemplo dos telefones residenciais sem fio, que diziam estarem viciadas. Porem hoje são feitas com outra tecnologia e composto material.
NÃO DEIXE A BATERIA CARREGANDO APÓS CHEGAR A 100%
Evite por exemplo deixar o aparelho carregando antes de dormir, durante a madrugada. Nos dispositivos mais antigos isto é um problema, diretamente ligado ao superaquecimento da bateria e do aparelho, prejudicando suas condições básicas de funcionamento e integridade física.
Já nos mais atuais, também é um problema por outra razão. Ao completar a carga, os dispositivos entendem que não precisam mais de alimentação e cortam o consumo de carga, porém em alguns segundos já baixam para 99,99% e tornam a consumir chegando a 100%, se repetindo este processo infinitamente, considerando também como novos ciclos de carga.
CARREGUE O CELULAR O TEMPO TODO
As famosas cargas periódicas funcionam muito bem, principalmente quando o usuário exige muito do smartphone. A utilização de recursos relacionados à localização, como o GPS, e outras ferramentas que consomem muita bateria atrapalham um pouco a utilização do aparelho fora de casa.
Manter o hábito de sempre recarregar o celular, mesmo quando houver porcentagem disponível, faz bastante diferença na experiência. É certo que a sua bateria não vai mais deixar você na mão, ainda mais quando estiver em um local desconhecido e precisar usar o GPS.
CUIDADOS COM A TEMPERATURA E UMIDADE
A temperatura ambiente não é importante apenas ao armazenar o celular. Os especialistas destacam que deixar o aparelho recarregando em um local quente pode prejudicar a bateria. O componente tem a vida útil reduzida quando submetida a mais de 40°C.
Como o próprio processo de recarga costuma gerar um aumento de temperatura no aparelho, é recomendado procurar um ambiente mais fresco e arejado ao ligar o celular à tomada. Deixar o aparelho desligado durante a recarga não apenas diminui o tempo necessário, como também expõe a bateria a uma temperatura menor, o que pode prolongar a vida útil do componente.
A umidade, ao deixar o celular no banheiro durante o banho por exemplo, faz com que a estrutura da bateria oxide, diminuindo sua vida útil e integridade física.
FUNÇÕES DO APARELHO
Para contribuir na duração da carga da bateria, a maioria dos dispositivos como smartphones, tablets e notebooks vem com funções de economia de bateria onde muda algumas configurações do sistema automaticamente evitando processos em segundo plano desnecessários, ajuste de brilho automático, e otimização dos principais apps. Isso faz com que a carga existente na bateria seja prolongada.
Os boatos de que essa função de economia vicie a bateria, é mito! Uma vez que as baterias de hoje não têm “vicio”, já que funcionam por meio de ciclos de carga como já falamos anteriormente.
CONCLUSÃO
Cuidar corretamente da bateria é mais simples do que imagina, basta manter sempre o dispositivo em local seco, fresco, evitando a oxidação e superaquecimento. E mantenha sempre carregado entre 15% e 90% de carga, podendo inclusive, realizar cargas periódicas, durante todo o dia. Agora que você já sabe, ensine seus colegas, e reeduque seus pais e avós, e diga que bateria não vicia mais e que pode sim carregar toda hora. Rs