Que todos amam curtir uma musica boa, em qualquer hora, já sabemos. Porém tem aquelas horas que queremos curtir sozinhos, colocar o volume no alto e sentir cada nota arrepiar. Por isso a maior invenção tecnológica para proporcionar esse momento íntimo com a música foram os fones de ouvido.
Com o tempo foram se aperfeiçoando, com mais qualidade de som, mais variedade de modelos e potências, e inclusive diferentes tecnologias que oferecem opções de estilo de uso que não tem uma relação de qualidade. Por exemplo, alguns preferem os headphones outros preferem os earphones, ambos são tecnologias de ponta, oferecem o máximo de qualidade, o que determina é o gosto pessoal. Vamos conhecer um pouco mais de cada modelo?
DESIGN (empate)
Primeiro ponto a ser comparado é o design, sua estrutura e recursos. Nos próprios nomes já conseguimos ter uma noção:
Headphone, do inglês, head – cabeça e phone – fone. É um fone de cabeça, ou seja, seu uso envolve encaixar o fone sobre a cabeça. Os alto falantes se encontram dentro de compartimentos que cobrem ambas as orelhas do usuário por completo, e se ajustam na leve compressão de um arco que as interligam de cada lado do rosto e apoiam sobre o topo da cabeça.
Earphones, do inglês, ear – orelha e phone – fone. É um fone de orelha, ou seja, seu uso envolve encaixar os fones dentro das orelhas, diretamente no orifício dos ouvidos.
Essa diferença estrutural reflexe em conforto, isolamento acústico, praticidade e outros fatores. E é também o fator mais determinante para muitos usuários decidir qual usar. Geralmente quem utiliza os fones em casa, no computador ou videogame, prefere o headphone, pois ele é mais confortável ao uso, porém menos prático para usar na rua, na academia, no colégio, e etc.
Ambos oferecem tecnologia sem fio, controles por toque e microfone integrado.
QUALIDADE DE SOM (ponto para o headphone)
Já houve épocas em que o headphone atropelava todos outros modelos de fones neste quesito, hoje os earphones já oferecem alta qualidade de som também, porém ainda um pouco atrás do poderoso headphone, que por apresentar uma estrutura maior, consegue comportar mais componentes e melhores componentes de som, por exemplo alto falantes maiores, dispositivos independentes de bass, etc.
PRATICIDADE (ponto para o earphone)
Por mais avançada que seja a tecnologia dos novos headphones, sua ergonomia cada vez mais compacta, ainda não compete em praticidade com os earphones. E o motivo é bem óbvio, os earphones são pequenos, portáteis, são transportados em cases que carregam sua bateria enquanto estão no bolso, são discretos e não caem da cabeça independente do movimento que faça. Por isso são os queridinhos dos atletas.
CONFORTO (empate)
Os headphones oferecem sim um conforto físico maior, afinal eles se acomodam na cabeça com espumas sobre as orelhas, porém o fator praticidade reflete muito no conforto quando se analisar como uma experiencia completa, e os earphones vencem nesse quesito. Então na ponta do lápis, é um empate e o que vai determinar a escolha é o gosto pessoal.
ISOLAMENTO ACÚSTICO (empate)
Deixamos para falar desse ponto individualmente pois ele meio que se encaixa em outros fatores também, mas gera certa dificuldade em afirmar qual é melhor, por isso precisamos estender o debate.
Os headphones oferecem excelente isolamento acústico, com uma qualidade incrível, consegue simular som ambiente com precisão e cria uma imersão maior que os earphones, por isso também ganha a preferência dos gamers.
Mas alguns modelos de earphones, que apresenta ponta de borracha para encaixar nos ouvidos conseguem uma vedação que nem os headphones conseguem, e aí temos um maior isolamento acústico que para chamar atenção de quem está usando, só com gestos ou encostando mesmo.
Mas qual vence? O isolamento completo, ou o isolamento com mais qualidade sonora? Vamos de empate e você decide.