UM POUCO DE HISTÓRIA – COMO SURGIRAM OS PRINCIPAIS ESTILOS MUSICAIS?

Uma coisa é fato, o brasileiro AMA música! Ainda mais que aqui nós temos um dos palcos mais miscigenados de ritmos, gêneros, misturas e gostos do planeta. Por isso, hoje resolvemos falar um resuminho de como surgiram os gêneros mais populares hoje aqui no Brasil.

SAMBA

Claro, começamos pela nossa arte, nossa história, o samba é atemporal e o gênero genuinamente brasileiro. Originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos.

Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX. E que nesse cenário as primeiras rodas de samba apareceram, misturando-se os elementos do batuque africano com a polca e o maxixe.

O samba de roda determinou a essência do samba tipicamente carioca, com seu caráter coletivo, versos de improviso e refrões cantados em grupo. Na virada do século XIX para o século XX, o samba foi se afirmando como gênero musical popular dominante nos subúrbios e, depois, nos morros cariocas, e depois foi tomando o restante do país. Nomes como Wilson Batista, Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho marcaram esse início de expansão.

ROCK

O surgimento do rock aconteceu nos EUA como consequência da mistura de outros estilos musicais como jazz, folk, country e rhythm and blues. As primeiras experimentações ocorreram ainda na década de 40, sobretudo em seus últimos anos, mas foi nos anos 50 que a vertente ganhou contornos mais nítidos.

Os nomes que se destacaram nessa primeira fase foram: Jackie Brenston, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Jimmy Preston, Little Richard, Bill Haley, Chuck Berry (esse considerado por muitos como o “pai do rock”) e outros.

Como um ritmo jovem, descolado e dançante o rock ganhou máxima popularidade no mundo todo ganhando sua força com a ascensão do grande Elvis Presley, na década de 50, e posteriormente nos anos 60 com os grupos The Beatles e Rolling Stones.

SERTANEJO

A música do sertão que veio do interior invadindo as capitais, ainda hoje é um dos ritmos de maior sucesso no Brasil. A música sertaneja tem sua origem nas modas de viola, quando as pessoas se reuniam em roda para contar histórias.

A viola também era empregada em festas religiosas populares, como procissões, Folia de Rei, festas do padroeiro, rezas do rosário, etc. Daí surgiu o modo sofrido de cantar, onde a letra tem mais importância que a melodia e o canto mais parece um lamento.

A dupla caipira cantava uma melodia simples, sem ornamentos, onde existia a voz principal e a segunda voz entoando uma terça abaixo, acompanhada da viola e, posteriormente, do violão. Os maiores nomes que marcaram o início e expansão dos sertanejos foram Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Belmonte e Amarai.

FUNK BRASILEIRO

O polêmico ritmo brasileiro que, bem diferente do samba que surgiu nas cidades e subiu o morro, o funk surgiu nas favelas cariocas e desceram o morro para levar a cultura das periferias às cidades e em pouco tempo, ao país.

O som da periferia feito para a periferia retratava o lado mais divertido e dançante, ao contrário do rap. E ao se expandir, chegando as cidades e ao interior causou grande impacto cultural, com suas letras de linguagem sensual, no dialeto da favela, com danças que destacavam o corpo da mulher, causou uma impressão vulgar e erótica. Mas logo sua popularidade foi quebrando os tabus e conquistou o Brasil, ocupando todos os meios de comunicação como TV, rádio e redes sociais.

No início os Bailes Funk aconteciam na rua, no encontro dos moradores das comunidades que se reuniam para dançar, cantar e curtir. Nomes como DJ Malboro, Dennis DJ marcaram lançamento de artistas que fizeram história no início do funk como Bonde do Tigrão, Claudinho e Buchecha, MC Serginho, MC Marcinho, entre outros. No início do milênio, a popularidade cresceu ainda mais com o evento de shows que era transmitido pela TV a todo o Brasil e marcou história, o Furacão 2000.

RAP

Um dos estilos musicais mais apreciados em todo o mundo, onde seu significado mais claro é Rhythm And Poetry que significa Ritmo e Poesia. Surgiu na Jamaica, nos anos 60, depois levado para os Estados unidos, e se solidificou principalmente nos bairros menos favorecidos da cidade de Nova Iorque. No Brasil, o Rap ganhou sua identidade nacional já nos anos 80, igual nos EUA se solidificou na capital mais urbana do país, São Paulo. 

Uma música com batida impactante, letras pesadas que retratam a realidade da periferia, que diferente do funk, já expõe o lado mais triste do cotidiano das favelas e até das penitenciarias, retratando drogas, violência e o crime como resposta ao descaso e preconceito que sofriam do governo e de toda a sociedade.

Muitas foram às dificuldades que os artistas encontravam, sofrendo repressão da mídia e da polícia, mas a popularidade causada pelas canções quebrou as barreiras que eram impostas e logo o RAP estava nas casas, criando fãs no país todo, levando a reflexão das letras as novas gerações.

Os principais nomes neste inicio foram Racionais MCs, Sabotage, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Câmbio Negro, Xis & Dentinho, Planet Hemp, entre outros.